A Coordenadoria de Arquivo Central (CARC) da Universidade Federal de Ouro Preto está vinculado à Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e tem por finalidade a custódia, o processamento técnico, a conservação e o acesso aos documentos acadêmico, administrativo e histórico.
É responsável pela normalização dos procedimentos técnicos aplicados aos arquivos da instituição tanto em meio analógico quanto digital.
São competências da Coordenadoria de Arquivo Central:
- Planejar, coordenar, controlar e supervisionar a gestão de documentos da Universidade Federal de Ouro Preto;
- Definir a política arquivística para a instituição;
- Prestar atendimento e assessoria técnica visando à organização da documentação a ser enviada (transferida/recolhida) para o Arquivo Central;
- Dar acesso às informações públicas e proteger os dados pessoais sob a sua guarda, nos termos da legislação vigente;
- Estabelecer diretrizes para uso de tecnologias na gestão, preservação e repositório arquivístico digital;
- Atuar como Unidade Seccional do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (SIGA) no âmbito da UFOP.